Bordado:

Tradicional... por que não?

"Bordado é uma forma de criar a mão ou a máquina desenhos e figuras ornamentais em um tecido, utilizando para este fim diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, de metal etc., de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado."

Esta é a definição de bordado na wikipedia... Entretanto, já falamos no artigo anterior que o bordado atualmente não está mais só "preso" a tecido... Também é utilizado em papel, para detalhes em cartões, páginas de scrapbook, lembrancinhas e muitas outras coisas.

Mas, no seu uso mais tradicional, ou até mesmo, "original", ou seja, no tecido, o bordado ainda é um ótimo aliado para lembranças e presentes... Para bebês (toalhinhas, babadores, roupinhas), para jovens casais (peças de enxoval personalizadas), para familiares (quadros bordados com fotografias), e até para clientes de uma empresa (artigos bordados com o logotipo da empresa).

É uma arte que nunca sai de moda, e sempre se atualiza - seja pela criação de novos materiais, ou mesmo de novas técnicas... E, com certeza, pela criatividade dos artistas que nunca tem fim...

 

    


Fotos do site http://www.rotaryibitinga.com.br - Bordados de Ibitinga, considerada a capital nacional do bordado